As inscrições para as novas vagas de contratos de financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2017 já estão com as datas marcadas. As inscrições para o ProUni acontecem entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro e as do Fies entre 07 e 10 de fevereiro. Serão disponibilizadas dezenas bolsas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem na Faculdade Carajás.
Estes programas têm como o foco principal as pessoas que não tem condições financeiras de arcar com o pagamento do ensino superior particular. O Fies dá a possibilidade de financiar o pagamento da mensalidade e começar a pagar apenas depois de 1 ano após a sua formação. O programa realiza o financiamento do valor total ou parcial do curso superior presencial, que só será paga pelo estudante um ano depois de formado com prazo para pagamento de até três vezes a duração do curso, o que facilita para que pessoas de baixa renda possam usufruir desse financiamento. Já o Prouni oferece bolsas de estudos gratuitos e parciais para estudantes que ainda não concluíram a graduação, em instituições privadas de ensino superior.
As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site prouniportal.mec.gov.br. Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem e a senha. Se o estudante estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve usar a mesma senha utilizada no programa. Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
As inscrições para o FIES são feitas apenas pelo site fiesselecao.mec.gov.br. Para efetuar o cadastro, o estudante deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF. A partir desses dados, o sistema automaticamente verificará os dados de participação no Enem. Podem participar do processo estudantes que não tiverem diploma de ensino superior, e que tenham feito o Enem a partir de 2010 com a nota final de pelo menos 450 pontos, e que tenha uma renda familiar bruta equivalente de 2,5 salários mínimos. Não pode ter tirado nota zero na redação.
Faça sua inscrição e, se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Faculdade Carajás pelo telefone (94) 3322.5600.