A Faculdade Carajás recebe na tarde de hoje a visita do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Marcado no dia 28 de abril, a data está sendo lembrada por meio uma ação itinerante na cidade de Marabá e região.
Alunos do curso de enfermagem participam neste momento de uma palestra orientando acerca da NR-32, norma que regulamenta medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Além disso, os demais alunos, professores e empregados da Faculdade Carajás podem vacinar-se contra febre amarela.
A Faculdade Carajás parabeniza o CEREST pela iniciativa.
Porque o dia 28 de abril?
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.