NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAAP

O QUE É O NAAP?

É setor que garante a parceria com professores e alunos num trabalho cooperativo, tanto em nível de aperfeiçoamento didático-metodológico, quanto na ampliação de conhecimentos nos diferentes campos do saber. Além disso promove a acessibilidade a alunos, professores, colaboradores e comunidade nas dimensões arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, pragmáticas e atitudinais.

COMO FUNCIONA O NAAP?

O NAAP acompanha o estudante portador de necessidades educacionais especiais ou aqueles com dificuldades de aprendizagem em diversos aspectos, propondo melhorias para o processo de aprendizagem. A ação do NAAP se configura como algo preventivo, atuando no acompanhamento psicopedagógico, encaminhamento psicoterápico e orientação aos alunos com dificuldades interpessoais, psicológicas e acadêmicas; além de atividades de arranjos e adaptações de currículo, oferecendo ferramentas de apoio visual e auditivo aos portadores destas necessidades.

OBJETIVOS

• Avaliar as situações relacionadas com problemas de desenvolvimento e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem; relacionamentos interpessoais e ajustamentos emocionais;

• Identificar as causas do insucesso acadêmico;

• Promover medidas de correção das dificuldades encontradas, mediante observação, intervenção e acompanhamento;

• Desenvolver atividades como suporte junto aos cursos que gere melhorias de tocante as demandas sociais do cenário acadêmico da Carajás.

PRINCIPAIS SERVIçOS

• Atendimento a toda Instituição nos âmbitos: psicológico (desajustes emocionais), pedagógico (dificuldades de aprendizagem, metodologias, atividades) e social (apoio no desenvolvimento de programas de ordem ambiental e social, que envolvem alunos, docentes e colaboradores).

• Grupo de Enfrentamento à Ansiedade: propõe facilitar a toma de consciência, explicar sobre o mecanismo da ansiedade, identificar fatores desencadeadores da ansiedade. Ensinar técnica de controle, encorajar um novo repertório de comportamento, incentivar o enfrentamento de situações, propor uma compreensão mais ampla do significado dos sintomas.

COMO TER ACESSO?

• Agendamento (Recepção da direção acadêmica ou telefone)

• O atendimento é realizado de forma individual e/ou coletivo.

• é feito através de solicitação pelo próprio estudante ou por encaminhamento das coordenações dos cursos.

• Por telefone: 3322-5600

ATENDIMENTO

Segunda-feira - 15h às 22h
Quarta-feira - 15h às 18h
Sexta-feira - 15h às 21h

Coordenação do NAAP

Maria Elane De O. Dias Aires

Formada em Psicologia

naap@carajaseducacional.com.br