Administração
TITULAÇÃO: BACHAREL
ATOS REGULATÓRIOS: PORTARIA NORMATIVA N° 190 - 03/2015
CARGA HORÁRIA: 3.720 h/aula
DURAÇÃO: 08 semestres
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Segunda à sexta-feira - Noturno
O Curso
O Curso de Graduação em CARAJÁS tem como objetivo geral formar Administradores empreendedores com visão sistêmica das organizações, aptos a atuar de forma proativa e competitiva em situações novas e em contínua mutação, como é o caso das empresas contemporâneas, em atendimento às demandas sociais, ambientais e do mercado de trabalho regional e nacional. Para alcançar esse objetivo, o curso proporciona oportunidades de formação qualificada e inovadora, voltada para os novos campos de trabalho, identificada com as mais atuais técnicas de gestão.O curso é autorizado pelo MEC, conforme portaria n. 190, de 06 de março de 2015.
• Abordar as áreas fundamentais do conhecimento à formação acadêmica e profissional do administrador;
• Contemplar a abordagem de temas, observando o equilíbrio teórico-prático, desvinculado da visão tecnicista, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender;
• Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre ciclo básico e profissional;
• Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender os interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
• Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
• Desenvolver atitude que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão;
• Desenvolver habilidades, atitudes e valores éticos, para a formação do profissional-cidadão ético e crítico;
• Oferecer sólidos conhecimentos sobre a complexa relação entre indivíduo e organização;
• Preparar o profissional com capacidade para tomar decisões criativas, com liderança e com facilidade de comunicação e de relações interpessoais;
• Desenvolver habilidade para lidar com a tecnologia e com a informática na Administração;
• Preparar profissionais que desenvolvam a capacidade de aprender a aprender, favorecendo a educação continuada;
• Formar profissionais habilitados ao exercício da profissão com competência e responsabilidade social e ambiental;
• Relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações e às demandas econômicas, sociais e ambientais, nacionais e
regionais;
• Preparar profissionais competentes para o exercício da profissão de bacharel em Administração, com visão estratégica, atuando como agente constante de transformações no mundo do trabalho.
O egresso do Curso de Graduação em Administração da FACULDADE CARAJÁS será um profissional com visão sistêmica, crítica, reflexiva e investigativa, com competências e habilidades técnico-científica, ético-política, social e ambiental. Os egressos são profissionais aptos a atuar de forma pró-ativa em situações novas e em contínua evolução, como é o caso das organizações contemporâneas.
Os profissionais formados pela FACULDADE CARAJÁS, são capacitados para gerenciar todos os processos de uma empresa em diversos setores do mercado, como: gestão empresarial, bancos e instituições financeiras, mercado de capitais e riscos, organizações públicas, autarquias, empresas públicas e não-governamentais, consultorias, entre outros, como as organizações privadas ou do terceiro setor. A atuação do gestor consiste na tomada de decisões e no gerenciamento de recursos para o alcance dos objetivos nos diversos níveis de uma companhia.
• Dupla Titulação - o aluno poderá ter dois diplomas da área de negócios em cinco anos e meio;
• Integração curricular - os dois primeiros anos são de disciplinas integradas entre os dois cursos da área de negócios;
• Possibilidade de troca na escolha do curso após o ciclo básico - o aluno pode alterar sua escolha de formação de acordo com o entendimento da área de negócios adquirido nos primeiros semestres do curso;
• Convênios e parcerias para estágios dos alunos;
• Corpo docente qualificado composto por doutores, mestres e especialistas, curso 100% presencial;
• Empresa Junior: metodologia que integra teoria à prática de atividades empresariais;
• Laboratórios de informática;
• Biblioteca com acervo atualizado;
• Disponibilização de atividades com carga horária para atividades complementares;
• Instituição credenciada ao PROUNI e ao FIES.
Valor normal(noturno) R$ 596,20
Pago com desconto(*) R$ 536,58
As relações étnico-raciais. Multiculturalismo, cultura, Lei 10639/2003 e seus desdobramentos na atualidade. Configurações dos conceitos de etnia/raça, cor, classe social, diversidade e gênero no Brasil. Identidade e diferença. Cultura afro-brasileira e indígena. O respeito pelas várias etnias e a valorização da cultura afro-descentente. Políticas de ações afirmativas. A formação inter-étnica profissional.
Tipos de Pesquisa: estudos exploratórios, estudos descritivos, estudos aplicados, estudos de hipóteses e causas. Planejamento da pesquisa: revisão bibliográfica, delimitação do problema, formulação de hipóteses, definição de metodologia; Coleta de dados; Tabulação, análise e interpretação de dados; Relatório de pesquisa e sua elaboração; Estrutura e normalização do trabalho técnico-científico. Métodos e técnicas de pesquisas; Processo de leitura; Sistema de informação e uso dos recursos bibliográficos;
Noções básicas de Contabilidade. Estudo do patrimônio. Estudo das variações patrimoniais. Elenco de contas. Introdução ao estudo dos princípios fundamentais da Contabilidade. Introdução a estrutura conceitual básica (framework). Procedimentos básicos de escrituração. Introdução ao estudo das operações mercantis.
Origens históricas e científicas da Filosofia; Introdução aos estudos filosóficos; A Filosofia: um fato grego; A Filosofia: uma expressão cultural do Ocidente; A construção do saber científico: caminhos da Ciência no Ocidente; Filosofia e Ciência: conhecimentos indispensáveis e complementares à investigação da realidade em benefício do ser humano; O Gestor hoje: uma nova postura filosófico-social-científico-cultural condizente com a atual sociedade do conhecimento;
Comunicação empresarial e sua importância no mercado de trabalho. Características e ação da comunicação empresarial. Comunicação empresarial, sustentabilidade e educação ambiental. Habilidades para a construção do texto no âmbito empresarial: coerência e coesão textuais. A prática da argumentação na comunicação empresarial. Leitura e interpretação e construção de textos. A comunicação empresarial com o uso de ferramentas tecnológicas. A prática do discurso oral (apresentação de projetos). A prática da comunicação nas suas diversas formas relevantes ao ambiente profissional do gestor.
Histórico e habilidades do Administrador.Introdução à Teoria Geral da Administração. Administração Científica. Teoria Clássica da Administração. Teoria das Relações Humanas. Decorrência da Teoria das Relações Humanas. Teoria Neoclássica da Administração. Decorrência da Abordagem Neoclássica: Tipos de Organização. Decorrência da Abordagem Neoclássica: Departamentalização. Administração por Objetivos (APO). Teoria Comportamental da Administração.
Base matemática para os procedimentos administrativos. Conjuntos numéricos, expressões algébricas, fatorações. Função afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Utilização de softwares para o estudo de funções. Aplicações das funções na Administração (demanda, oferta, receita, custo, lucro). Derivada de uma função; noções de limites, derivada como um limite. Aplicações da derivada em Administração. Problemas de otimização. Diferenciais, cálculos aproximados. Integral indefinida. Integral definida e aplicações (excedente do consumidor, excedente do produtor, etc). Funções de várias variáveis; derivadas parciais. Aplicações. Extremos de funções de duas variáveis. Máximos e mínimos condicionados e aplicações. A base de conhecimentos matemáticos para operações comerciais. Operações de capital. Investimentos. Operações no mercado acionário.
Origens históricas e científicas da Psicologia. Estrutura psicológica do ser humano. Comportamento, percepção, personalidade, desenvolvimento individual, formação do grupo social, comunicação e relacionamento. Psicologia e organização. Direitos humanos, multiculturalismo e relações étnico-raciais, indígenas e as organizações. Ambiente organizacional. Indivíduo e as relações em ambientes profissionais. Comportamentos individuais e coletivos. Indivíduo e organizações. Motivação no trabalho. Percepção, atitudes e diferenças individuais. Comunicação interpessoal e organizacional. Comportamento grupal e intergrupal. Liderança e gerência. Aplicações organizacionais. Relações entre os objetivos da empresa e os da realização profissional.
Evolução do pensamento administrativo. Concepções administrativas: clássica; neoclássica; tendências modernas. Administração científica. Teoria da burocracia. Teoria das relações humanas. Teoria estruturalista. Teoria dos sistemas. Abordagem sociotécnica. Teoria neoclássica da administração. Teoria comportamental. Desenvolvimento organizacional. Teoria da contingência. A gestão organizacional no novo ambiente empresarial. Novas teorias da administração contemporânea.
Conceito de direito: sua divisão, suas fontes, seus princípios, a interpretação, integração e eficácia das normas jurídicas. Fundamentos de direito público e privado. Instituições de direito público e instituições do direito privado. Constituição. Estado. Governo. Administração Pública. Agentes públicos. Atos administrativos. Licitações e contratos administrativos. Sistema Tributário Nacional. Direito Civil e Código de Defesa do Consumidor.
Contabilidade mercantil aplicada, operações com pessoal, função das contas, provisões do ativo e passivo, depreciação, amortização e exaustão, DRE - Demonstração do Resultado do Exercício, Receitas, despesas, regime de competência e de caixa, princípios fundamentais de Contabilidade, Receitas, despesas, regime de competência e de caixa. Balanço patrimonial.
Microeconomia: conceitos, teorias e aplicação. Oferta e demanda. Controle de preços. Equilíbrio. Tributação. Estrutura de mercado. Macroeconomia: conceitos, teorias e aplicação. Fluxo circular da renda. Mensuração da renda e consumo de uma nação. Mensuração do custo de vida. O sistema financeiro. O sistema monetário. Inflação: suas causas e efeitos. Desemprego. Crescimento econômico. Evolução da economia brasileira. Política econômica. Economia, desenvolvimento sustentável e educação ambiental.
Contextualização da administração de pessoal. Multiculturalismo e relações étnicos-raciais e indigenas de Recursos Humanos. Evolução da área de recursos humanos nas organizações. Empregabilidade e empresabilidade. Lealdade organizacional e emprego temporário. Modelo de gestão de recursos humanos. Estratégias de recursos humanos. Indicadores e parâmetros de recursos humanos. Planejamento de recursos humanos. Dimensionamento qualitativo e quantitativo. Recrutamento e seleção: conceitos e instrumentos. Dinâmica de grupo. Entrevista. Prova prática. Prova de conhecimentos específicos. Análise de currículo..
Introdução, Conceitos, Demonstrações Financeiras, Padronização e ajustes das demonstrações para fins de análise, Introdução à análise financeira por meio de índices, Análise da Estrutura de Capitais e Endividamento da Empresa, Análise vertical, horizontal, Análise da Lucratividade e Desempenho, Análise de Ciclo da Empresa e Emissão de relatórios.
Juros simples. Cálculo do juro. Homogeneidade entre a unidade de tempo, de taxa de juro e do prazo de aplicação. Definições e considerações sobre taxa proporcional, nominal e efetiva. Juros exatos. Juros comerciais pela regra dos bancos. Multiplicador fixo e divisor fixo. Montante. Desconto comercial, desconto racional e suas relações. Juros compostos. Cálculo do montante. Convenção linear e exponencial. Taxas proporcionais, equivalentes, nominais e efetivas. Equivalência de capitais: critério do desconto racional. Anuidades. Taxas: nominal, efetiva e equivalente. Cálculo do valor presente e valor futuro.
Administração Pública. Agentes públicos. Atos administrativos. Licitações e contratos administrativos. Sistema Tributário Nacional. Definição. Relação jurídica tributária. Crédito tributário. Lançamento. Garantias e privilégios. Sistema tributário nacional. Impostos da União, dos Estados e dos Municípios. Características dos principais tributos nacionais. Direito tributário e meio ambiente: importância dos incentivos fiscais na preservação do meio ambiente. Recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. A legislação empresarial e regulação ambiental.
Administração financeira e orçamentária: objetivos, princípios e métodos. Estrutura de capital das organizações. Capital de giro. Análise das demonstrações financeiras. O controle financeiro. Plano estratégico financeiro. Orçamento empresarial integrado. Orçamento operacional. Orçamento econômico-financeiro. Orçamento de investimentos. Execução orçamentária e vantagens do sistema orçamentário. Prática orçamentária. Relatórios gerenciais. Análise de índices financeiros para gastos, lucro, retorno do investimento, liquidez e solvência. A elaboração do orçamento. O acompanhamento orçamentário.
Estrutura do sistema financeiro brasileiro. Instrumentos de atuação do Banco Central. Mercado bancário e interbancário: principais produtos e serviços. Mercado de renda variável. Mercado de renda fixa. Abertura de Capitais: Subscrição (Underwriting), Ações, Operações Internacionais (ADR e BDR). Bolsa de valores. Bolsa de Mercadorias. Derivativos. Commercial papers e Debêntures. Securitização. Captação de recursos no exterior (Eurobonds e Euronotes) Leasing. Factoring. Tabela Financeira (Price) e sistema de amortização constante (SAC) Mercado de câmbio. Fundos de investimento. Seguros. Governança Corporativa. Risco de Mercado.
Definições básicas da estatística: população, amostra e variáveis. Técnicas de amostragem. Séries estatísticas(tabelas). Gráficos estatísticos. Distribuição de frequências. Medidas de tendência central: média aritmética, moda e mediana. Separatrizes: quartis e percentis. Medidas de dispersão: desvio-padrão e variância. Assimetria e curtose. Probabilidade. Distribuição binomial e normal. Correlação e regressão.
Definição de informação, de sistemas, de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Caracterização dos diferentes tipos de sistemas de informação. Estabelecimento de relações entre tipos de situações-problema gerenciais no contexto organizacional e diferentes tipos de sistemas de informação. Análise e organização de sistemas administrativos com apoio de técnicas e ferramentas computacionais. Caracterização do processo de desenvolvimento de sistemas de informação e de gerenciamento do sistema implantado. Implantação de SIG dentro de organizações. Repercussões e mudanças organizacionais. Segurança, privacidade e questões éticas. Perspectivas em SIG.
A Economia Regional no contexto da Ciência Econômica e da Ciência Regional; A configuração do espaço e a conceituação de região; As Teorias de Desenvolvimento Regional como fator de aglomeração. Abordagens conceituais de cadeia produtiva; Fundamentos básicos e principais correntes metodológicas de cadeia produtiva. Modos de governança e formas de coordenação de cadeias produtivas. O enfoque de Cadeia Global de Valor (CGV) como ferramenta de apoio ao desenvolvimento regional.
Descrição e análise de cargos. Desenho de cargos. Administração e plano de carreiras. Tipologia de carreiras. Gestão do desempenho e avaliação de resultados. Avaliação de desempenho. Indicadores de desempenho de recursos humanos. Gestão por competências. Administração de salários. Remuneração estratégica. Benefícios. Incentivos. Relações de trabalho. Cooperativas. Terceirização. Parcerias. Treinamento e desenvolvimento. Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Banco de dados, controle e sistemas de informação em recursos humanos.
Organização e suas dimensões estruturais e dinâmicas. Racionalização eficiência, eficácia e efetividade. O processo organizador. Os ambientes organizacionais. Das organizações burocráticas às novas formas organizacionais. Organização departamental. Organização por processos. Novas formas de Organização flexível do trabalho. Estudo de funções e tarefas. Organogramas. Levantamentos de cargos e funções e procedimentos. Fluxograma de papéis e serviços. Racionalização de procedimentos. Relatórios. Manuais de normas e procedimentos. Análise de formulários. Análise do pessoal e descrição de funções. Conexões possíveis das tarefas. Ritmo de trabalho. Condições locais de trabalho. Equipamentos. Sistemas de arquivo. Layout. Técnicas de representação gráfica. Arranjo físico. Normatização de rotinas e métodos de trabalho. Normas e Manuais. Conceito de sistemas. Sistemas administrativos.
Base conceitual do marketing: Conceito, evolução e aplicações; Ambientes de marketing: Macro e microambiente, variáveis e mudanças. Funções do marketing; Composto mercadológico – 4 P’s; Análise de mercado; Segmentação de Mercado; Noções de comportamento do consumidor e Plano de Marketing.
Contextualização da administração de recursos materiais e patrimoniais. Evolução da área de recursos materiais e patrimoniais nas organizações. Administração dos materiais. Previsão da demanda. Controle de estoque. Curva dente de serra. Ponto de pedido. Estoque de segurança. Custo de armazenagem. Custo de pedido. Custo de setup. Lote econômico de compra. Lote econômico de produção. Decisão entre comprar e fabricar. O estoque como ajuste de produção e demanda. Métodos de avaliação de estoque. Giro e antigiro de estoque. Curva ABC. Plano de requisição de materiais (MRP). Logística integrada. Gestão da cadeia de suprimentos e operações logísticas da cadeia de suprimentos.
Contextualização da questão ambiental no mundo e no Brasil. Agenda 21 e sustentabilidade. Responsabilidade social da empresa e direitos humanos. Gestão Ambiental Pública. Responsabilidade social no contexto de uma visão ecossistêmica da sociedade. Responsabilidade social, meio ambiente e educação ambiental. A inclusão e questões relacionadas ao reconhecimento dos direitos de minorias étnicas, dos povos indígenas, afrodescendentes e de outros grupos com histórico de discriminação. A gestão de qualidade e os indicadores de responsabilidade social e ambiental. Roteiro para implantação da responsabilidade social e ambiental numa organização.
Sociedade moderna e emergência do pensamento sociológico. Características da sociedade moderna: urbanização e massificação; status e classe social; poder e dominação. Sociologia como ciência e os problemas sociais contemporâneos: a divisão social do trabalho e as relações de classe; crescimento urbano, pobreza e marginalidade. Competição e cooperação. Influência das novas tecnologias em ambientes de trabalho. Ações individuais, coletivas e o corporativismo. Sociologia e educação ambiental. Sistemas simbólico-ideológicos e consumo de mercadorias.
Introdução- Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade) / Características empreendedoras - O Empreendedor- Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras / Empreendedorismo Aplicação, Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. A motivação na busca de Oportunidades. As crises e as oportunidades./O empreendedorismo no Brasil - A globalização e os novos negócios. A busca e identificação de novas oportunidades. /Um Novo Negócio - Importância de um Plano de Negócio, Estrutura de um Plano de Negócio.Definição, características e aspectos de um plano de negócios / Estudo de viabilidade Plano de negócios. / Empreendedorismo corporativo.
Logística Integrada. Serviço ao cliente. Relacionamentos na Cadeia de Suprimentos. Estrutura e Estratégias de distribuição. Posicionamento. Análise dos Sistemas de Transporte. Logística Global e a distribuição. Medidas de Desempenho na Logística de Distribuição. Gestão de Custos (inclusive ABC e ABM) na Logística de Distribuição de Produtos. Tecnologia da Informação (TI) aplicada à Logística de Distribuição de Produtos. Logística Reversa de Produtos & Embalagens.
Estudo sobre o custeio direto ou variável e Margem de contribuição. Estudo e análise do ponto de equilíbrio e da relação custo/volume/lucro. Retorno sobre investimentos. Formação do preço de venda. Reflexões sobre comprar ou produzir. Custos para controle, decisões e responsabilidades. Considerações sobre implantação de sistemas de custos.
Linhas de produtos, marcas e embalagens, Mix de marketing e o desenvolvimento e gerenciamento de novos produtos; Canais de marketing; Estratégia de preços e estratégias promocionais; Marketing de serviços; Decisões gerenciais: Controle de programas; Avaliação de programas; As Forças de Porter e Responsabilidade social do Marketing.
Os novos paradigmas da competição. Conceito de serviços. Tendências de mercado e a importância do setor de serviços. Administrando o serviço. Serviço como processo. Administração da operação de serviços. Produtividade e Qualidade de Serviços. Marketing de serviços. Administração dos canais de venda e de distribuição. Precificação. A cultura dos serviços.
Contextualização da administração da produção. Evolução da área de produção nas organizações. Função de produção. Organização e funções da administração de produção. Métodos analíticos. Programação linear. Modelos de fila de espera. Modelos de simulação. Análise gráfica e esquemática. Planejamento da produção. Técnicas de previsão. Determinação das necessidades. Teoria básica da engenharia econômica. Controle de produção. Medida de trabalho. Estudo de tempos e movimentos. Método de dados – padrão. Introdução ao PERT-COM, Pesquisa Operacional e Teoria de Filas. Planejamento e controle de qualidade. Qualidade, meio ambiente, educação ambiental e produção.
De acordo com a opção do aluno. Na lista de disciplinas optativas oferecidas pela Faculdade dos Carajás foi inserida LIBRAS.
Fundamentos da Metodologia Científica; A organização do texto científico (Normas ABNT), O papel do orientando e do orientador na produção do trabalho acadêmico. O projeto de pesquisa (Definição, modelo e elementos); Delineamento do problema de pesquisa; Tema de pesquisa; Definição do referencial teórico e metodológico a ser utilizado; Coleta de dados (Técnicas); Acompanhamento dos alunos na elaboração do projeto de pesquisa.
Estratégia como plano, padrão, posição e perspectiva: Histórico e evolução; Análise SWOT -Análise do ambiente externo - variáveis ambientais - ameaças e oportunidades no ambiente externo, fatores, chave de sucesso; Análise do ambiente interno - cliente-alvo - missão, visão, objetivos estratégicos- competências distintivas; Teorias de Gestão Estratégica, Teoria da Vantagem Competitiva; Formulação estratégica; Ofensivas estratégicas: orientação para produtos e serviços; Níveis estratégicos: Corporativo, Unidade de Negócio e Funcional; Implementação e Acompanhamento estratégico; . Balanced Score Card - Metodologia de implementação e acompanhamento estratégico.
Estudo da Teoria dos Jogos - Conceito. Importância. Tipos de jogos empresariais / Interação Estratégica e a Escolha Raciona.,Visão estratégica. Postura competitiva / A Matriz de Ganhos de um Jogo, Representações de Situações de Interação Estratégica e JogosSimultâneos./ Conhecimento comum. Equilíbrios múltiplos: estratégia mista, pontos focais e acoordenação em jogos./ Jogos sequenciais e a representação na formaestendida. Jogos e negociações. Jogos repetidos. Jogos de informação incompleta. Visão sistêmica de empresa. Trabalho de equipe. Experiências imulada de gestão de empresa.
Competências e Papéis dos Gestores: 1. Gerenciando Relações Humanas: Capacidade de Comunicação e Gestão de Equipes. 2. Gerenciando Processos Internos: Administração do Desempenho de Indivíduos e Grupos. 3. Gerenciando Metas Racionais: Estabelecendo Objetivos, Promovendo Produtividade e Administrando o Stress. 4. Gerenciando Sistemas Abertos: Gestão de Conflitos e Fomento à Criatividade.Desenvolvimento gerencial e organizacional. Eficácia gerencial. Como identificar necessidades de desenvolvimento gerencial. O planejamento de carreira, oplanejamento de sucessão e o perfil de competências como parâmetrospara aconstruçãodo Plano deDesenvolvimento dos Gestores. Osmétodospara promovero desenvolvimento gerencial. Asprincipais entidades que promovem, no Brasil e exterior, o desenvolvimento gerencial.
Princípios Fundamentais de Contabilidade (Revisão), Introdução, Auditoria Interna e Externa, Órgãos Reguladores, Modalidades de Auditoria, Normas e Princípios de auditoria, Planejamento de Auditoria, Controle Interno, Papéis de Trabalho, Relatório e Parecer de Auditoria, Programa, Eventos Subseqüentes e Revisão Limitada.
Planejamento, acompanhamento e observação de uma prática administrativa em organizações públicas, privadas ou não governamentais, que possibilitem a familiarização do aluno com a realidade empresarial e a aquisição de uma visão crítica do ambiente empresarial.
Governança corporativa e seus aspectos básicos. A necessidade da governança corporativa nas empresas para sua evolução. Aspectos teóricos de governança corporativa. Mudanças que ocorrem na gestão após a aplicação da governança corporativa. Instituições políticas e sociais e governança corporativa. Governança corporativa e as diferentes formas de estruturação societária das empresas. As práticas da governança corporativa. Governança corporativa no Brasil e no mundo. O reconhecimento e incentivos para as empresas que aderirem ao sistema de gestão. A governança corporativa e os aspectos éticos, sociais e sustentáveis perante todos os envolvidos.
Evolução do conceito da gestão da qualidade; Taylorismo-fordismo, Toyotismo ou modelo japonês; Aspectos básicos da Qualidade: Ciclo PDCA, métodos de prevenção e solução de problemas: Ciclo PDCA, Programa 5S, MASP, FMEA, FTA e 6 Sigma; Técnicas e ferramentas gerenciais: Brainstorming, Gráfico de Pareto, Lista de verificação, Histograma, Fluxograma, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de dispersão, plano de ação 5W2H, gráfico de Gantt, GUT, matriz de contingências; Normalização: Normatização internacional, nacional e de empresas; Normas básicas; Elaboração de normas técnicas e especificações; Conceitos básicos de TQC. Padronização, documentação, implementação e certificação ISSO 9001, ISO 14000; Os critérios de excelência. Modelos para Gerenciamento da Qualidade e Tendências atuais.
Conceito, evolução e tendências da consultoria. O perfil do consultor; Metodologia da consultoria; O cliente e a identificação de suas necessidades; Diagnósticos Empresariais; O profissional como consultor. Tipos de consultoria; Contratação dos serviços de consultoria. A consultoria externa e a consultoria interna. A estrutura da consultoria; Mudança Organizacional e consultoria empresarial; código de ética do consultor.
Técnicas de análise de dados; Softwares de análise de dados; Interpretação de dados; Noções básicas para apresentação de trabalhos acadêmicos; TCC.
De acordo com a opção do aluno. Na lista de disciplinas optativas oferecidas pela Faculdade dos Carajás foi inserida LIBRAS.
Conceito de Gerenciamento de Projeto; objetivos, princípios, ciclo de vida e fases de um Projeto (inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento); seleção de alternativas para elaboração inicial de um Projeto; formação de equipe, estrutura organizacional e matriz de responsabilidades para Projetos; caminho crítico e gráficos dos recursos envolvidos na Programação do Projeto; engenharia simultânea; solução para possíveis conflitos durante a execução do Projeto; planejamento e execução de controles para a implementação de Projetos; práticas utilizadas pelo internacional Project Management Profissional (PMP), conferida pelo PMI; modelo PMBOK; metodologia MEPCP; perfil adequado e autoridade do gerente de projetos;
Planejamento e atuação em organizações públicas, privadas ou não governamentais que possibilitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares que compõem o currículo do Curso de Administração.
Comunicação Empresarial
Introdução à Filosofia
Fundamentos da Contabilidade
Metodologia da Pesquisa
Cultura Afro - Brasileira e Relações étnico Sociais
Teorias da Administração
Contabilidade Geral
Instituições do Direito
Evolução do Pensamento em Administração
Psicologia Organizacional
Matemática
Fundamentos de economia
Matemática financeira
Legislação Empresarial
Análise das Demonstrações Contábeis
Administração e Recursos Humanos
Administração Financeira e Orçamentária
Sistemas de Informações Gerenciais
Cadeias Produtivas e Economia Regional
Mercados financeiros e de Capitais
Estatística
Administração de Marketing
Administração de Materiais e Patrimônio
Responsabilidade Sócioambiental
Organização, Sistemas e métodos
Gestão Estratégicas de Recursos Humanos
Administração da Produção
Administração de Produtos e Serviços
Estratégias de Marketing
Análise de Custos
Logística e Distribuição
Empreendedorismo
Auditoria
Planejamento Estratégico
Prática Profissional I (TCC)
Técnicas Gerenciais
Tópicos Especiais em Gestão Pública
Teorias dos Jogos
Consultoria Organizacional
Gestão de qualidade
Gestão de projeto
Governança Corporativa
Prática Profissional II (TCC)
Tópicos Avançados em Administração
Planejamento, acompanhamento e observação de uma prática administrativa em organizações públicas, privadas ou não governamentais, que possibilitem a familiarização do aluno com a realidade empresarial e a aquisição de uma visão crítica do ambiente empresarial.
Histórico e habilidades do Administrador.Introdução à Teoria Geral da Administração. Administração Científica. Teoria Clássica da Administração. Teoria das Relações Humanas. Decorrência da Teoria das Relações Humanas. Teoria Neoclássica da Administração. Decorrência da Abordagem Neoclássica: Tipos de Organização. Decorrência da Abordagem Neoclássica: Departamentalização. Administração por Objetivos (APO). Teoria Comportamental da Administração.
Comunicação empresarial e sua importância no mercado de trabalho. Características e ação da comunicação empresarial. Comunicação empresarial, sustentabilidade e educação ambiental. Habilidades para a construção do texto no âmbito empresarial: coerência e coesão textuais. A prática da argumentação na comunicação empresarial. Leitura e interpretação e construção de textos. A comunicação empresarial com o uso de ferramentas tecnológicas. A prática do discurso oral (apresentação de projetos). A prática da comunicação nas suas diversas formas relevantes ao ambiente profissional do gestor.
Origens históricas e científicas da Filosofia; Introdução aos estudos filosóficos; A Filosofia: um fato grego; A Filosofia: uma expressão cultural do Ocidente; A construção do saber científico: caminhos da Ciência no Ocidente; Filosofia e Ciência: conhecimentos indispensáveis e complementares à investigação da realidade em benefício do ser humano; O Gestor hoje: uma nova postura filosófico-social-científico-cultural condizente com a atual sociedade do conhecimento;
Noções básicas de Contabilidade. Estudo do patrimônio. Estudo das variações patrimoniais. Elenco de contas. Introdução ao estudo dos princípios fundamentais da Contabilidade. Introdução a estrutura conceitual básica (framework). Procedimentos básicos de escrituração. Introdução ao estudo das operações mercantis.
Tipos de Pesquisa: estudos exploratórios, estudos descritivos, estudos aplicados, estudos de hipóteses e causas. Planejamento da pesquisa: revisão bibliográfica, delimitação do problema, formulação de hipóteses, definição de metodologia; Coleta de dados; Tabulação, análise e interpretação de dados; Relatório de pesquisa e sua elaboração; Estrutura e normalização do trabalho técnico-científico. Métodos e técnicas de pesquisas; Processo de leitura; Sistema de informação e uso dos recursos bibliográficos;
As relações étnico-raciais. Multiculturalismo, cultura, Lei 10639/2003 e seus desdobramentos na atualidade. Configurações dos conceitos de etnia/raça, cor, classe social, diversidade e gênero no Brasil. Identidade e diferença. Cultura afro-brasileira e indígena. O respeito pelas várias etnias e a valorização da cultura afro-descentente. Políticas de ações afirmativas. A formação inter-étnica profissional.
Contabilidade mercantil aplicada, operações com pessoal, função das contas, provisões do ativo e passivo, depreciação, amortização e exaustão, DRE - Demonstração do Resultado do Exercício, Receitas, despesas, regime de competência e de caixa, princípios fundamentais de Contabilidade, Receitas, despesas, regime de competência e de caixa. Balanço patrimonial.
Conceito de direito: sua divisão, suas fontes, seus princípios, a interpretação, integração e eficácia das normas jurídicas. Fundamentos de direito público e privado. Instituições de direito público e instituições do direito privado. Constituição. Estado. Governo. Administração Pública. Agentes públicos. Atos administrativos. Licitações e contratos administrativos. Sistema Tributário Nacional. Direito Civil e Código de Defesa do Consumidor.
Evolução do pensamento administrativo. Concepções administrativas: clássica; neoclássica; tendências modernas. Administração científica. Teoria da burocracia. Teoria das relações humanas. Teoria estruturalista. Teoria dos sistemas. Abordagem sociotécnica. Teoria neoclássica da administração. Teoria comportamental. Desenvolvimento organizacional. Teoria da contingência. A gestão organizacional no novo ambiente empresarial. Novas teorias da administração contemporânea.
Origens históricas e científicas da Psicologia. Estrutura psicológica do ser humano. Comportamento, percepção, personalidade, desenvolvimento individual, formação do grupo social, comunicação e relacionamento. Psicologia e organização. Direitos humanos, multiculturalismo e relações étnico-raciais, indígenas e as organizações. Ambiente organizacional. Indivíduo e as relações em ambientes profissionais. Comportamentos individuais e coletivos. Indivíduo e organizações. Motivação no trabalho. Percepção, atitudes e diferenças individuais. Comunicação interpessoal e organizacional. Comportamento grupal e intergrupal. Liderança e gerência. Aplicações organizacionais. Relações entre os objetivos da empresa e os da realização profissional.
Base matemática para os procedimentos administrativos. Conjuntos numéricos, expressões algébricas, fatorações. Função afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Utilização de softwares para o estudo de funções. Aplicações das funções na Administração (demanda, oferta, receita, custo, lucro). Derivada de uma função; noções de limites, derivada como um limite. Aplicações da derivada em Administração. Problemas de otimização. Diferenciais, cálculos aproximados. Integral indefinida. Integral definida e aplicações (excedente do consumidor, excedente do produtor, etc). Funções de várias variáveis; derivadas parciais. Aplicações. Extremos de funções de duas variáveis. Máximos e mínimos condicionados e aplicações. A base de conhecimentos matemáticos para operações comerciais. Operações de capital. Investimentos. Operações no mercado acionário.
Microeconomia: conceitos, teorias e aplicação. Oferta e demanda. Controle de preços. Equilíbrio. Tributação. Estrutura de mercado. Macroeconomia: conceitos, teorias e aplicação. Fluxo circular da renda. Mensuração da renda e consumo de uma nação. Mensuração do custo de vida. O sistema financeiro. O sistema monetário. Inflação: suas causas e efeitos. Desemprego. Crescimento econômico. Evolução da economia brasileira. Política econômica. Economia, desenvolvimento sustentável e educação ambiental.
Contextualização da administração de pessoal. Multiculturalismo e relações étnicos-raciais e indigenas de Recursos Humanos. Evolução da área de recursos humanos nas organizações. Empregabilidade e empresabilidade. Lealdade organizacional e emprego temporário. Modelo de gestão de recursos humanos. Estratégias de recursos humanos. Indicadores e parâmetros de recursos humanos. Planejamento de recursos humanos. Dimensionamento qualitativo e quantitativo. Recrutamento e seleção: conceitos e instrumentos. Dinâmica de grupo. Entrevista. Prova prática. Prova de conhecimentos específicos. Análise de currículo..
Administração Pública. Agentes públicos. Atos administrativos. Licitações e contratos administrativos. Sistema Tributário Nacional. Definição. Relação jurídica tributária. Crédito tributário. Lançamento. Garantias e privilégios. Sistema tributário nacional. Impostos da União, dos Estados e dos Municípios. Características dos principais tributos nacionais. Direito tributário e meio ambiente: importância dos incentivos fiscais na preservação do meio ambiente. Recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. A legislação empresarial e regulação ambiental.
Juros simples. Cálculo do juro. Homogeneidade entre a unidade de tempo, de taxa de juro e do prazo de aplicação. Definições e considerações sobre taxa proporcional, nominal e efetiva. Juros exatos. Juros comerciais pela regra dos bancos. Multiplicador fixo e divisor fixo. Montante. Desconto comercial, desconto racional e suas relações. Juros compostos. Cálculo do montante. Convenção linear e exponencial. Taxas proporcionais, equivalentes, nominais e efetivas. Equivalência de capitais: critério do desconto racional. Anuidades. Taxas: nominal, efetiva e equivalente. Cálculo do valor presente e valor futuro.
Introdução, Conceitos, Demonstrações Financeiras, Padronização e ajustes das demonstrações para fins de análise, Introdução à análise financeira por meio de índices, Análise da Estrutura de Capitais e Endividamento da Empresa, Análise vertical, horizontal, Análise da Lucratividade e Desempenho, Análise de Ciclo da Empresa e Emissão de relatórios.
Administração financeira e orçamentária: objetivos, princípios e métodos. Estrutura de capital das organizações. Capital de giro. Análise das demonstrações financeiras. O controle financeiro. Plano estratégico financeiro. Orçamento empresarial integrado. Orçamento operacional. Orçamento econômico-financeiro. Orçamento de investimentos. Execução orçamentária e vantagens do sistema orçamentário. Prática orçamentária. Relatórios gerenciais. Análise de índices financeiros para gastos, lucro, retorno do investimento, liquidez e solvência. A elaboração do orçamento. O acompanhamento orçamentário.
Estrutura do sistema financeiro brasileiro. Instrumentos de atuação do Banco Central. Mercado bancário e interbancário: principais produtos e serviços. Mercado de renda variável. Mercado de renda fixa. Abertura de Capitais: Subscrição (Underwriting), Ações, Operações Internacionais (ADR e BDR). Bolsa de valores. Bolsa de Mercadorias. Derivativos. Commercial papers e Debêntures. Securitização. Captação de recursos no exterior (Eurobonds e Euronotes) Leasing. Factoring. Tabela Financeira (Price) e sistema de amortização constante (SAC) Mercado de câmbio. Fundos de investimento. Seguros. Governança Corporativa. Risco de Mercado.
Definições básicas da estatística: população, amostra e variáveis. Técnicas de amostragem. Séries estatísticas(tabelas). Gráficos estatísticos. Distribuição de frequências. Medidas de tendência central: média aritmética, moda e mediana. Separatrizes: quartis e percentis. Medidas de dispersão: desvio-padrão e variância. Assimetria e curtose. Probabilidade. Distribuição binomial e normal. Correlação e regressão.
Definição de informação, de sistemas, de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Caracterização dos diferentes tipos de sistemas de informação. Estabelecimento de relações entre tipos de situações-problema gerenciais no contexto organizacional e diferentes tipos de sistemas de informação. Análise e organização de sistemas administrativos com apoio de técnicas e ferramentas computacionais. Caracterização do processo de desenvolvimento de sistemas de informação e de gerenciamento do sistema implantado. Implantação de SIG dentro de organizações. Repercussões e mudanças organizacionais. Segurança, privacidade e questões éticas. Perspectivas em SIG.
A Economia Regional no contexto da Ciência Econômica e da Ciência Regional; A configuração do espaço e a conceituação de região; As Teorias de Desenvolvimento Regional como fator de aglomeração. Abordagens conceituais de cadeia produtiva; Fundamentos básicos e principais correntes metodológicas de cadeia produtiva. Modos de governança e formas de coordenação de cadeias produtivas. O enfoque de Cadeia Global de Valor (CGV) como ferramenta de apoio ao desenvolvimento regional.
Descrição e análise de cargos. Desenho de cargos. Administração e plano de carreiras. Tipologia de carreiras. Gestão do desempenho e avaliação de resultados. Avaliação de desempenho. Indicadores de desempenho de recursos humanos. Gestão por competências. Administração de salários. Remuneração estratégica. Benefícios. Incentivos. Relações de trabalho. Cooperativas. Terceirização. Parcerias. Treinamento e desenvolvimento. Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Banco de dados, controle e sistemas de informação em recursos humanos.
Organização e suas dimensões estruturais e dinâmicas. Racionalização eficiência, eficácia e efetividade. O processo organizador. Os ambientes organizacionais. Das organizações burocráticas às novas formas organizacionais. Organização departamental. Organização por processos. Novas formas de Organização flexível do trabalho. Estudo de funções e tarefas. Organogramas. Levantamentos de cargos e funções e procedimentos. Fluxograma de papéis e serviços. Racionalização de procedimentos. Relatórios. Manuais de normas e procedimentos. Análise de formulários. Análise do pessoal e descrição de funções. Conexões possíveis das tarefas. Ritmo de trabalho. Condições locais de trabalho. Equipamentos. Sistemas de arquivo. Layout. Técnicas de representação gráfica. Arranjo físico. Normatização de rotinas e métodos de trabalho. Normas e Manuais. Conceito de sistemas. Sistemas administrativos.
Base conceitual do marketing: Conceito, evolução e aplicações; Ambientes de marketing: Macro e microambiente, variáveis e mudanças. Funções do marketing; Composto mercadológico – 4 P’s; Análise de mercado; Segmentação de Mercado; Noções de comportamento do consumidor e Plano de Marketing.
Contextualização da administração de recursos materiais e patrimoniais. Evolução da área de recursos materiais e patrimoniais nas organizações. Administração dos materiais. Previsão da demanda. Controle de estoque. Curva dente de serra. Ponto de pedido. Estoque de segurança. Custo de armazenagem. Custo de pedido. Custo de setup. Lote econômico de compra. Lote econômico de produção. Decisão entre comprar e fabricar. O estoque como ajuste de produção e demanda. Métodos de avaliação de estoque. Giro e antigiro de estoque. Curva ABC. Plano de requisição de materiais (MRP). Logística integrada. Gestão da cadeia de suprimentos e operações logísticas da cadeia de suprimentos.
Contextualização da questão ambiental no mundo e no Brasil. Agenda 21 e sustentabilidade. Responsabilidade social da empresa e direitos humanos. Gestão Ambiental Pública. Responsabilidade social no contexto de uma visão ecossistêmica da sociedade. Responsabilidade social, meio ambiente e educação ambiental. A inclusão e questões relacionadas ao reconhecimento dos direitos de minorias étnicas, dos povos indígenas, afrodescendentes e de outros grupos com histórico de discriminação. A gestão de qualidade e os indicadores de responsabilidade social e ambiental. Roteiro para implantação da responsabilidade social e ambiental numa organização.
Sociedade moderna e emergência do pensamento sociológico. Características da sociedade moderna: urbanização e massificação; status e classe social; poder e dominação. Sociologia como ciência e os problemas sociais contemporâneos: a divisão social do trabalho e as relações de classe; crescimento urbano, pobreza e marginalidade. Competição e cooperação. Influência das novas tecnologias em ambientes de trabalho. Ações individuais, coletivas e o corporativismo. Sociologia e educação ambiental. Sistemas simbólico-ideológicos e consumo de mercadorias.
Contextualização da administração da produção. Evolução da área de produção nas organizações. Função de produção. Organização e funções da administração de produção. Métodos analíticos. Programação linear. Modelos de fila de espera. Modelos de simulação. Análise gráfica e esquemática. Planejamento da produção. Técnicas de previsão. Determinação das necessidades. Teoria básica da engenharia econômica. Controle de produção. Medida de trabalho. Estudo de tempos e movimentos. Método de dados – padrão. Introdução ao PERT-COM, Pesquisa Operacional e Teoria de Filas. Planejamento e controle de qualidade. Qualidade, meio ambiente, educação ambiental e produção.
Os novos paradigmas da competição. Conceito de serviços. Tendências de mercado e a importância do setor de serviços. Administrando o serviço. Serviço como processo. Administração da operação de serviços. Produtividade e Qualidade de Serviços. Marketing de serviços. Administração dos canais de venda e de distribuição. Precificação. A cultura dos serviços.
Linhas de produtos, marcas e embalagens, Mix de marketing e o desenvolvimento e gerenciamento de novos produtos; Canais de marketing; Estratégia de preços e estratégias promocionais; Marketing de serviços; Decisões gerenciais: Controle de programas; Avaliação de programas; As Forças de Porter e Responsabilidade social do Marketing.
Estudo sobre o custeio direto ou variável e Margem de contribuição. Estudo e análise do ponto de equilíbrio e da relação custo/volume/lucro. Retorno sobre investimentos. Formação do preço de venda. Reflexões sobre comprar ou produzir. Custos para controle, decisões e responsabilidades. Considerações sobre implantação de sistemas de custos.
Logística Integrada. Serviço ao cliente. Relacionamentos na Cadeia de Suprimentos. Estrutura e Estratégias de distribuição. Posicionamento. Análise dos Sistemas de Transporte. Logística Global e a distribuição. Medidas de Desempenho na Logística de Distribuição. Gestão de Custos (inclusive ABC e ABM) na Logística de Distribuição de Produtos. Tecnologia da Informação (TI) aplicada à Logística de Distribuição de Produtos. Logística Reversa de Produtos & Embalagens.
Introdução- Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade) / Características empreendedoras - O Empreendedor- Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras / Empreendedorismo Aplicação, Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. A motivação na busca de Oportunidades. As crises e as oportunidades./O empreendedorismo no Brasil - A globalização e os novos negócios. A busca e identificação de novas oportunidades. /Um Novo Negócio - Importância de um Plano de Negócio, Estrutura de um Plano de Negócio.Definição, características e aspectos de um plano de negócios / Estudo de viabilidade Plano de negócios. / Empreendedorismo corporativo.
Princípios Fundamentais de Contabilidade (Revisão), Introdução, Auditoria Interna e Externa, Órgãos Reguladores, Modalidades de Auditoria, Normas e Princípios de auditoria, Planejamento de Auditoria, Controle Interno, Papéis de Trabalho, Relatório e Parecer de Auditoria, Programa, Eventos Subseqüentes e Revisão Limitada.
Competências e Papéis dos Gestores: 1. Gerenciando Relações Humanas: Capacidade de Comunicação e Gestão de Equipes. 2. Gerenciando Processos Internos: Administração do Desempenho de Indivíduos e Grupos. 3. Gerenciando Metas Racionais: Estabelecendo Objetivos, Promovendo Produtividade e Administrando o Stress. 4. Gerenciando Sistemas Abertos: Gestão de Conflitos e Fomento à Criatividade.Desenvolvimento gerencial e organizacional. Eficácia gerencial. Como identificar necessidades de desenvolvimento gerencial. O planejamento de carreira, oplanejamento de sucessão e o perfil de competências como parâmetrospara aconstruçãodo Plano deDesenvolvimento dos Gestores. Osmétodospara promovero desenvolvimento gerencial. Asprincipais entidades que promovem, no Brasil e exterior, o desenvolvimento gerencial.
Estudo da Teoria dos Jogos - Conceito. Importância. Tipos de jogos empresariais / Interação Estratégica e a Escolha Raciona.,Visão estratégica. Postura competitiva / A Matriz de Ganhos de um Jogo, Representações de Situações de Interação Estratégica e JogosSimultâneos./ Conhecimento comum. Equilíbrios múltiplos: estratégia mista, pontos focais e acoordenação em jogos./ Jogos sequenciais e a representação na formaestendida. Jogos e negociações. Jogos repetidos. Jogos de informação incompleta. Visão sistêmica de empresa. Trabalho de equipe. Experiências imulada de gestão de empresa.
Estratégia como plano, padrão, posição e perspectiva: Histórico e evolução; Análise SWOT -Análise do ambiente externo - variáveis ambientais - ameaças e oportunidades no ambiente externo, fatores, chave de sucesso; Análise do ambiente interno - cliente-alvo - missão, visão, objetivos estratégicos- competências distintivas; Teorias de Gestão Estratégica, Teoria da Vantagem Competitiva; Formulação estratégica; Ofensivas estratégicas: orientação para produtos e serviços; Níveis estratégicos: Corporativo, Unidade de Negócio e Funcional; Implementação e Acompanhamento estratégico; . Balanced Score Card - Metodologia de implementação e acompanhamento estratégico.
Fundamentos da Metodologia Científica; A organização do texto científico (Normas ABNT), O papel do orientando e do orientador na produção do trabalho acadêmico. O projeto de pesquisa (Definição, modelo e elementos); Delineamento do problema de pesquisa; Tema de pesquisa; Definição do referencial teórico e metodológico a ser utilizado; Coleta de dados (Técnicas); Acompanhamento dos alunos na elaboração do projeto de pesquisa.
De acordo com a opção do aluno. Na lista de disciplinas optativas oferecidas pela Faculdade dos Carajás foi inserida LIBRAS.
Conceito de Gerenciamento de Projeto; objetivos, princípios, ciclo de vida e fases de um Projeto (inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento); seleção de alternativas para elaboração inicial de um Projeto; formação de equipe, estrutura organizacional e matriz de responsabilidades para Projetos; caminho crítico e gráficos dos recursos envolvidos na Programação do Projeto; engenharia simultânea; solução para possíveis conflitos durante a execução do Projeto; planejamento e execução de controles para a implementação de Projetos; práticas utilizadas pelo internacional Project Management Profissional (PMP), conferida pelo PMI; modelo PMBOK; metodologia MEPCP; perfil adequado e autoridade do gerente de projetos;
Governança corporativa e seus aspectos básicos. A necessidade da governança corporativa nas empresas para sua evolução. Aspectos teóricos de governança corporativa. Mudanças que ocorrem na gestão após a aplicação da governança corporativa. Instituições políticas e sociais e governança corporativa. Governança corporativa e as diferentes formas de estruturação societária das empresas. As práticas da governança corporativa. Governança corporativa no Brasil e no mundo. O reconhecimento e incentivos para as empresas que aderirem ao sistema de gestão. A governança corporativa e os aspectos éticos, sociais e sustentáveis perante todos os envolvidos.
Evolução do conceito da gestão da qualidade; Taylorismo-fordismo, Toyotismo ou modelo japonês; Aspectos básicos da Qualidade: Ciclo PDCA, métodos de prevenção e solução de problemas: Ciclo PDCA, Programa 5S, MASP, FMEA, FTA e 6 Sigma; Técnicas e ferramentas gerenciais: Brainstorming, Gráfico de Pareto, Lista de verificação, Histograma, Fluxograma, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de dispersão, plano de ação 5W2H, gráfico de Gantt, GUT, matriz de contingências; Normalização: Normatização internacional, nacional e de empresas; Normas básicas; Elaboração de normas técnicas e especificações; Conceitos básicos de TQC. Padronização, documentação, implementação e certificação ISSO 9001, ISO 14000; Os critérios de excelência. Modelos para Gerenciamento da Qualidade e Tendências atuais.
Conceito, evolução e tendências da consultoria. O perfil do consultor; Metodologia da consultoria; O cliente e a identificação de suas necessidades; Diagnósticos Empresariais; O profissional como consultor. Tipos de consultoria; Contratação dos serviços de consultoria. A consultoria externa e a consultoria interna. A estrutura da consultoria; Mudança Organizacional e consultoria empresarial; código de ética do consultor.
Técnicas de análise de dados; Softwares de análise de dados; Interpretação de dados; Noções básicas para apresentação de trabalhos acadêmicos; TCC.
De acordo com a opção do aluno. Na lista de disciplinas optativas oferecidas pela Faculdade dos Carajás foi inserida LIBRAS.
Planejamento e atuação em organizações públicas, privadas ou não governamentais que possibilitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares que compõem o currículo do Curso de Administração.
Docentes
Laboratórios
Depoimentos
Juliane Moura (Aluna)
"A Faculdade Carajás ajudou no meu desenvolvimento intelectual e profissional."
Professor Andre Chene
"é um privilégio fazer parte da família que é a Faculdade Carajás, uma IES referência na região."
Tcc