Você na melhor Faculdade de Marabá.

Gestão Empresarial em Varejo

OBJETIVO GERAL

A Pós-Graduação em Gestão do Varejo tem como desafio qualificar profissionais que atuem ou desejem atuar no varejo para gerenciar o negócio de forma sistêmica, procurando desenvolvê-lo para uma maior lucratividade. Para tanto, serão abordados tópicos como Gestão de Pessoas, Operações, Estratégia, Finanças e Marketing, com atenção específica às atividades e necessidades do varejo. O curso irá proporcionar aos alunos a possibilidade de atualização, bem como preparação para o mercado de trabalho. Além disso, permitirá ao aluno obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão do varejo, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para decisões corporativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

PERFIL DE EGRESSO

Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em gestão empresarial em varejo. Profissionais de diversas áreas, que desejam a compreensão das questões relativas ao tema central.
Etapas de uma monografia. Normas e linguagem para a elaboração de uma monografia. Fundamentação teórica para a prática de pesquisa. Os caminhos metodológicos da pesquisa. Elaboração dos Instrumentos de coleta de dados. A análise dos resultados. Relatório final de uma monografia. Apresentação parcial do relatório monográfico.
Econômico. Fundamentos econômicos da empresa. Relações obrigacionais. Responsabilidade Civil. Sociedades comerciais. Relações de consumo. Direito Tributário. Direito das Relações Internacionais. Relações de trabalho. Direito Ambiental. Concentração empresarial e antitruste.
Panorama geral do mundo das finanças. Definição de lucro e riqueza. Estruturas de capital (próprio e de terceiros). Binômio risco e retorno. Custos do capital (próprio e de terceiros). Taxa mínima de atratividade (TMA). Custo médio ponderado do capital (WACC). Endividamento e benefício fiscal. Quantificação do capital de giro. Avaliação de ativos. Análise e interpretação de estudos de caso.
O projeto e o processo de planejamento. Técnicas de elaboração de projetos. Análise de mercado. Engenharia do projeto. Tamanho do projeto. A localização do projeto. Os investimentos e os financiamentos. Receitas e despesas. Análise da viabilidade econômica, financeira, de gestão, humana, tecnológica e material do projeto.
Objetivos da Gestão com Pessoas. Comportamento humano e Estrutura Organizacional. Clima Organizacional. Práticas Contemporâneas de Recrutamento e Seleção, Remuneração e Gestão do Desempenho. Desenvolvimento de Pessoal. Consultoria Interna e Gestão descentralizada com Pessoas. Endomarketing.
Modelagem de projeção de fluxo de caixa, DRE e balanço patrimonial. Projeção de vendas, dos custos de produção do período e custos de produtos vendidos com base na movimentação de estoques. Projeção do capital de giro necessário. Projeção do fluxo de caixa operacional. Projeção do resultado de equivalência.
Sistema orçamentário. Orçamento anual. Planejamento e controle de projetos. Controle dos resultados. Orçamento de vendas, da produção e da mão-de-obra. Orçamento das despesas comerciais e administrativas. Orçamento de caixa. Análise do orçamento empresarial.