Você na melhor Faculdade de Marabá.

Auditoria, Controladoria e Finanças

OBJETIVO GERAL

A Especialização em Auditoria, Controladoria e Finanças pretende desenvolver a capacidade de avaliar quantitativamente os contextos nacional e internacional, com base em critérios econômico-financeiros, administrativos e contábeis modernos, os quais possam capacitar profissionais para o exercício de funções contábeis através do ensino/aprendizagem de métodos qualificativos, de técnicas empresariais, de aspectos de engenharia econômica e financeira. Nesse contexto, o curso abrange profissionais que já estejam exercendo ou pretendam exercer funções de executivo e gerentes contábeis no mercado financeiro, através da iniciação acadêmica neste novo cenário econômico de globalização em que a economia brasileira começa a ingressar com magnitude significativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

PERFIL DE EGRESSO

Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em gestão contábil e auditoria. Profissionais de diversas áreas, que desejam a compreensão das questões relativas à gestão contábil.
Desenvolver os principais fundamentos para a análise e estrutura de balanços e demonstrações contábeis/ financeiros. Proporcionar, dentro de uma sequência lógica e racional, a aplicação dos principais conceitos técnicos e as determinações legais fundamentais a realidade das atividades empresariais.
Práticas utilizadas na mensuração, análise e utilização da informação de custos no contexto da formalização, implantação e controle da gestão estratégica empresarial.
Auditoria: conceitos, riscos, pontos relevantes, a pessoa do auditor, papéis de trabalho, plano de ação e relatório. Prestação de contas. Tomada de contas. Auditoria nas demonstrações contábeis. Auditoria operacional. Relatórios de gestão fiscal e resumido de execução orçamentária. Área das finanças públicas. Conceituação e estrutura de orçamento-programa: conteúdo e princípios. Técnicas e metodologia de elaboração do orçamento- programa. Execução e controle do orçamento-programa. Administração fazendária.
Conceitos de gestão e utilização da informação. Sistemas de Informação (SI), seu desenvolvimento e implantação com a utilização da Tecnologia da Informação (TI). Análise das relações entre Sistemas de Informação e a Tecnologia da Informação aplicada ao processo de auditoria.
Função. Atribuições. Regimento. Mensuração de custo x benefício. Acompanhamento estratégico da execução orçamentária. Metas e risco fiscais. Avaliações de economicidade, eficácia, eficiência e efetividade. Indicadores de mensuração da ação.
Aspectos financeiros, patrimoniais e econômicos da contabilidade aplicada às instituições financeiras. A função da controladoria. Sistemas de controle. Métodos de controle e decisão. Contabilidade no contexto do processo decisório. Técnicas de controladoria. Relatórios gerenciais. Acompanhamento ou manutenção. Controle econômico, financeiro, operacional e orçamentário. O controller em face da descontinuidade. Qualidade tecnológica e administração da produção.
Conceito. Elaboração do trabalho pericial contábil. Diagnóstico das possibilidades de desenvolvimento da perícia contábil no país. Permitir ampla visão das finalidades e das formas de atuação das perícias em geral e oferecer o embasamento doutrinário- institucional da perícia contábil. Enfatizar os requisitos éticos e educacionais do perito contábil e a sistematização das técnicas periciais e normas existentes.
Campo de atuação e marco legal da auditoria empresarial. Classificações, princípios, normas e técnicas de auditoria. Controles internos. Planejamento, execução e avaliação dos trabalhos. Papéis de Trabalho. Pareceres e relatórios de auditoria. Atribuições e responsabilidades do auditor.
O controle contábil e financeiro. Contabilidade gerencial e as atividades operacionais da empresa.
Etapas de uma monografia. Normas e linguagem para a elaboração de uma monografia. Fundamentação teórica para a prática de pesquisa. Os caminhos metodológicos da pesquisa. Elaboração dos Instrumentos de coleta de dados. A análise dos resultados. Relatório final de uma monografia. Apresentação parcial do relatório monográfico.
Sistema orçamentário. Orçamento anual. Planejamento e controle de projetos. Controle dos resultados. Orçamento de vendas, da produção e da mão-de-obra. Orçamento das despesas comerciais e administrativas. Orçamento de caixa. Análise do orçamento empresarial.