Você na melhor Faculdade de Marabá.

Estética e Cosmética

OBJETIVO GERAL

O curso objetiva-se, como premissa fundamental, formar profissionais tecnólogos cidadãos em Estética e Cosmética com o direito à aquisição de competências técnicas e científicas, que os tornem aptos para a inserção no mundo do trabalho com postura ética e solidária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Preparar profissional para atuar na área de Estética e Cosmética, desenvolvendo competências científicas, tecnológicas e humanas, para o desempenho do exercício profissional ético e qualificado;

• Propiciar os conhecimentos teóricos e práticos necessários à formação integral e ao adequado desempenho do profissional em Estética e Cosmética, assim como noções de legislação, de relações humanas e ética profissional;

• Atender as demandas dos mercados regional e nacional, formando profissionais qualificados e atualizados que acompanhem as inovações científicas e tecnológicas e, que detenham o saber-fazer dessa área de conhecimento;

• Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular;

• Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;

• Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;

• Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de tecnologias;

• Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.

Estes objetivos do curso explicitam os compromissos institucionais com a formação integral, tecnológica, humana e científica, bem como com as demandas do setor produtivo da região norte.

PERFIL DE EGRESSO

O tecnólogo é um profissional de nível superior, apto a desenvolver atividades em uma área específica. Ele possuirá formação direcionada para aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, gestão de processos de produção de bens ou serviços. E desenvolverá também sua capacidade empreendedora, estando em sintonia com o mercado de trabalho. O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética visa formar profissionais aptos para um mercado de trabalho promissor, uma vez que constitui uma nova profissão e de grande aceitação na atualidade. O egresso possuirá conhecimentos práticos e teóricos para definir e aplicar tratamentos estéticos, favorecendo o bem-estar físico e mental das pessoas. Esse profissional atuará na promoção da saúde da pele, dos anexos e do corpo. Ele deverá ter condições de avaliar o cliente, prescrever e planejar tratamentos, estabelecer as etapas, métodos e recursos apropriados a cada caso específico das suas atribuições, dentro do mais alto rigor científico, tecnológico e ético. Deverá, ainda, estar preparado para contribuir com a sociedade em que vive, entendendo o Homem/Mulher como um ser bio-psico-social, e ter incorporado valores de cidadania e ética. Deverá estar apto a exercer sua profissão em equipe interdisciplinar, em clínicas especializadas, assim como assumir cargo administrativo, com espírito crítico e empreendedor. O egresso deverá estar estimulado e capacitado para a prática constante do aprimoramento e autoaprendizagem, além de exercer a prática profissional utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos validados cientificamente, tendo como base a legislação vigente e a bibliografia atualizada.
Sistemas orgânicos e seus componentes. Conhecimentos teóricos e práticos dos sistemas orgânicos: esquelético, articular, muscular, nervoso, circulatório, tegumentar, respiratório, digestivo, urinário e genital.
Termodinâmica de sistemas biológicos. Biofísica das membranas e bioeletrogênese. Biofísica dos sistemas respiratório, visual e auditivo. Técnicas biofísicas de análises.Fundamentos básicos da bioquímica ao capacitar o discente para: conhecer e identificar os principais componentes moleculares da célula (aminoácidos, proteínas, enzimas, lipídios e carboidratos). Estabelecer uma correlação entre a estrutura bioquímica dessas moléculas e suas funções biológicas. Demonstrar os mecanismos de inibições e regulação da atividade enzimática, estabelecendo uma correlação clínica. Descrever os efeitos fisiológicos das vitaminas e correlacionar deficiências e toxicidades. Reconhecer a origem, o armazenamento e os destinos da energia necessária á manutenção do metabolismo orgânico. Interpretar as principais vias metabólicas de síntese e degradação de aminoácidos, proteínas, lipídios e carboidratos, bem como analisar e identificar suas aplicações na cosmetologia.
Estrutura e função celular das organelas; biomembranas e diferenciação celular; composição química e fisiologia celular; divisão celular. A genética humana. Variação fenotípica e análise de cariótipos. Transmissão emanifestação genética. Introdução às técnicas histológicas e microscópicas. Tecido epitelial. Pele e anexos. Tecido conjuntivo. Tecido ósseo. Tecido cartilaginoso. Tecido nervoso. Tecido muscular. Células do sangue. Sistema imunitário e órgãos linfóides.
As especificidades da linguagem oral e escrita. A linguagem e a diversidade lingüística. A leitura e a interpretação de textos orais e escritos. A elaboração de respostas subjetivas a partir de textos diversos. A leitura e a produção textual de gêneros acadêmicos específicos da área. A utilização do vocabulário adequado para a área focalizada. Tópicos gerais sobre argumentação e persuasão em textos orais e escritos. Revisão de tópicos gramaticais peculiares (pontuação, colocação pronominal, concordância e novas regras ortográficas).
História, correntes e teorias da estética e da cosmética. Nacionalidade, cultura e padrões de beleza.
Saúde coletiva e seus desdobramentos teóricos e práticos. Saúde como modo de vida: relação saúde, sociedade e cultura, seus determinantes e condicionamentos econômicos, sociais, políticos e ideológicos. Saúde e cidadania. Estado de saúde da população, sistema de atenção em saúde e práticas assistenciais formais e informais. Processo de trabalho em saúde. Saúde-doença como expressão das condições concretas de existência. Reforma sanitária brasileira. Sistema único de saúde.
Fundamentos filosóficos. Contextualização histórica da ética. Bioética. Relação profissional/cliente. Código de ética profissional. Legislação profissional. Estudo de ações para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes ao desenvolvimento de atividades em estética. Estudo das boas práticas de segurança em estética e cosmetologia.
Alterações dermatológicas, desenvolvendo o conhecimento dos diferentes distúrbios dermatológicos do sistema tegumentar e disfunções estéticas.
Conceitos básicos de farmacologia, farmacodinâmica e farmacocinética. Principais fármacos de ação nos diversos sistemas e aparelhos. Grupos especiais de medicamentos, sistema de controle e ensaios farmacológicos. Controle biológico de medicamento e toxicologia.
Atitude originante do filosofar. Reflexão sobre o problema e o sentido da filosofia. Ética: definição, campo, objetivo e seus intérpretes. Moral: definição e a questão da modernidade. Cidadania: conceito, bases históricas e questões ideológicas. Raízes históricas multiculturais no brasil. Respeito a direitos legais. Reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado da indígena, européia e asiática. Fortalecimento de identidades e direitos. Ações educativas de combate ao racismo e as discriminações. Direitos humanos. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em consonância com a Resolução CNE/CP N° 01, de 17/6/2004.
Mecanismo de funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Princípios físicos do sistema biológico e a biofísica da água, soluções e membranas. Equilíbrio ácido básico. Organização funcional do corpo humano e o controle do meio interno da fisiologia das membranas. Contração e excitação do músculo liso, o músculo cardíaco, excitação rítmica do coração, o eletrocardiograma normal, circulação sanguínea, respiração e endocrinologia. Processos fisiológicos básicos. Mecanismos de regulação dos: sistema renal e líquido corporais; sistema nervoso; sistema digestivo; sistema cárdio-respiratório; sistema endócrino e reprodutor, sistema sensorial.
Princípios e procedimentos da avaliação estética favorecendo o bem-estar físico e mental; proporcionar aos alunos uma visão ampla sobre planejamento e execução de avaliações relacionadas à estética, beleza e saúde; habilitar os profissionais em questão para o uso correto das diversas metodologias de produtos e equipamentos utilizados nos procedimentos de avaliação estéticos e terapêuticos.
Maquiagem como procedimento estético e embelezador. Procedimentos de embelezamento facial, correção, criação, elaboração e execução dos diversos tipos de maquiagem utilizados pelos profissionais da área. Biossegurança e introdução ao visagismo.
Fundamentos da linguagem visual e os princípios básicos de harmonia e beleza aplicados. Estudo dos conceitos e técnicas de Dermopigmentação. Aplicação das técnicas de Dermopigmentação. Métodos de depilação. Design de sobrancelhas. Pigmentação temporária e coloração das sobrancelhas. Alongamentos, permanentes e coloração de cílios. Protocolos faciais.
Drenagem linfática corporal. Drenagem linfática facial. Contextualização do sistema linfático com a anatomia e a fisiologia. Execução de técnicas das drenagens. Morfo-linfo-drenagem.
Fundamentos da massoterapia. Introdução a massoterapia clássica. Fundamentos da massagem relaxante. Fundamentos da reflexologia podal. Quick massage, massagem relaxante facial, massagem do tecido conjuntivo, óleos e essências utilizados na massoterapia.
Elemento integrador dos conteúdos das disciplinas dos semestres letivos anteriormente vivenciados. Estruturado a partir de atividades que integram os conteúdos com vistas ao desenvolvimento da interdisciplinaridade e ao raciocínio crítico e reflexivo dos alunos, através da utilização de questões e problemas relativos aos conteúdos ministrados.
Técnicas e produtos cosméticos básicos utilizados nos cuidados capilares. Análise das suas necessidades e características. Preparações cosméticas para cabelo e couro cabeludo, higiene capilar, xampus, condicionadores. Cosméticos anti-caspa e anti-seborréicos. Preparações cosméticas anti-queda e estimulantes do crescimento. Cosméticos capilares revitalizantes e reparadores. Produtos utilizados pós-tratamento químico capilar.
Técnicas e produtos cosméticos utilizados nos cuidados das afecções estéticas corporais. Análise das suas necessidades e características. Fundamentos da estética corporal. Procedimentos estéticos, corretivos e preventivos utilizados no corpo. Fundamentos de técnicas e produtos utilizados na estética corporal.
Fundamentos da colorimetria. Posturas e formalidades da profissão. Comportamentos sociais. Anatomia e fisiologia dos fios, química cosmética, cores e tinturas. Anamnese, colorações e técnicas de aplicação. Conceitos de clareamento. Propriedades de tintas capilares. Hidratação, reconstrução. Cauterização. Peeling capilar, tratamentos. Destinação de resíduos.
Fundamentos biofísicos, bioquímicos e fisiológicos da eletro-termo-fototerapia, suas indicações, contra indicações e formas de aplicações nas diversas áreas de atuação na estética.
Técnicas, composição e utilização de formulações cosméticas. Funções das matérias primas da formulação. Cálculos básicos de componentes e a análise das normativas que regulam a produção dos cosméticos.
Técnicas de depilação e epilação. Áreas da depilação e epilação. Formas de depilação. Materiais e acessórios para a depilação. Ficha de avaliação (anamnese). Sequência de depilação. Instruções aos clientes pós-processo depilatório. Novas técnicas.
Técnicas utilizadas para os tratamentos preventivo, de manutenção e curativo para a perfeita saúde dos pés. Principais questões relacionadas a investigação, avaliação, tratamento e prognósticos de patologias e deformidades ligadas à podologia, bem como a correta utilização de instrumentos, medicamentos de uso tópico e questões de segurança e higiene dos pés.
Acupuntura: história da acupuntura, definições básicas de acupuntura, acupuntura aplicada a estética, aparelhagem, correntes utilizadas. Massagens terapêuticas. Terapias de spa.
Definição e descrição atualizada das técnicas de cirurgias plásticas. Cuidados, indicações e contra indicações de atendimentos pré e pós-operatórios. Manuseio do cliente no pós-operatório. Cuidados higiênicos. Prática em técnicas de atendimento pré e pós- cirurgia para a reabilitação saudável do cliente.
Fundamentos da humanização na estética. Reflexões da estética integrada. A interação com a comunidade e suas necessidades. O atendimento personalizado e os cuidados com os clientes. A prática das técnicas da estética e da cosmetologia respeitando o ser humano e o meio ambiente.
Fundamentos da etiqueta social. Fundamentos da imagem pessoal. Posturas e formalidades da profissão. Comportamentos sociais.
Novas tecnologias da estética e cosméticos. Aplicabilidade dos equipamentos. Pesquisa na área da estética. Protocolos de utilização das técnicas manuais faciais e corporais. Anamnese e determinação do protocolo. Habilidades práticas na estética facial e corporal.
O conceito de marketing, sua evolução e aplicações. Segmentação a fatores que influenciam no comportamento do consumidor. Os 4p’s do marketing e maneira como cada um impacta na construção de uma ação de marketing. Como o marketing pode ser aliado dos serviços de estética e comercialização dos cosméticos. A pesquisa, a cadeia de valor e a equação de valor como elementos da gestão mercadológica.
Definição e aplicação de tratamentos estéticos favorecendo uma visão ampla sobre planejamento, beleza e saúde. O uso correto das diversas metodologias relacionadas às técnicas de visagismo. Interação estética, beleza, saúde e bem-estar.
As atividades do estágio supervisionado devem conter o seguinte conteúdo mínimo obrigatório: I - atividades práticas supervisionadas; II - atividades simuladas; III - estudos e pesquisas dirigidos para o tema escolhido pelo estagiário, sob a supervisão docente, para elaboração de monografia, artigo científico ou trabalho ou projeto de graduação; IV - seminários, painéis ou eventos similares, para o debate a respeito de temas atuais.
De acordo com a opção do aluno.
Análise de experiências observadas na prática da Estética e Cosmética. Definição da temática de pesquisa. Aspectos do embasamento teórico, do desenvolvimento metodológico e da aplicação técnica na área da Estética e Cosmética. Avaliação das condições ambientais e de mercado. Orientações teóricas e práticas para elaboração e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, no qual o acadêmico demonstre o domínio do estado de arte sobre temática específica, relacionada com aspectos do embasamento teórico, desenvolvimento metodológico e aplicação técnica na área. Elaboração e avaliação das etapas de um projeto de pesquisa, aspectos éticos e legais no desenvolvimento da pesquisa.
Atividades e importancia socio-econômica do empreendedorismo. Empreendedor de sucesso. Perfil empreendedor. Conhecimentos, competência e habilidades. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Ciclo de vida das organizações. Liderança, planejamento, estratégias e inovação. Empresas de pequeno, médio e grande porte. Plano de Negócios. Plano de Ação. Tabela de SWOT.Gerência, Inovação e Criatividade. Pesquisa de Mercado. Técnicas de Negociação. Qualidade. Formação de Preços. Perfil gerencial em empresas na área de Estética.
Análise de experiências observadas na prática da Estética e Cosmética. Definição da temática de pesquisa. Aspectos do embasamento teórico, do desenvolvimento metodológico e da aplicação técnica na área da Estética e Cosmética. Avaliação das condições ambientais e de mercado. Orientações teóricas e práticas para elaboração e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, no qual o acadêmico demonstre o domínio do estado de arte sobre temática específica, relacionada com aspectos do embasamento teórico, desenvolvimento metodológico e aplicação técnica na área. Elaboração e avaliação das etapas de um projeto de pesquisa, aspectos éticos e legais no desenvolvimento da pesquisa.
Técnicas utilizadas para os tratamentos preventivos, de manutenção e curativo para a perfeita saúde dos pés. Principais questões relacionadas a investigação, avaliação, tratamento e prognósticos de patologias e deformidades ligadas à podologia, bem como a correta utilização de instrumentos, medicamentos de uso tópico e questões de segurança e higiene dos pés.
As atividades do estágio supervisionado devem conter o seguinte conteúdo mínimo obrigatório: I - atividades práticas supervisionadas; II - atividades simuladas; III - estudos e pesquisas dirigidos para o tema escolhido pelo estagiário, sob a supervisão docente, para elaboração de monografia, artigo científico ou trabalho ou projeto de graduação; IV - seminários, painéis ou eventos similares, para o debate a respeito de temas atuais.
Aplicação do conhecimento de psicologia ao trabalho do profissional técnico em Estética e Cosmética. Relacionar a atividade prática à visão de mundo, corpo e mente. Padrões de distúrbios comportamentais relacionados às alterações corporais e psiquicas.
Relação entre Nutrição e Estética. Alimentação para obtenção de energia. Macro e Micronutrientes. Pirâmide Alimentar e água. Alimentos diet e light. Alimentos Funcionais. Modismos Alimentares. Obesidade e Transtornos Alimentares. Avaliação Nutricional. Alimentação e reflexos corporais (Celulite,Estrias,Gordura Localizada, cabelos, unhas, pele). Nutrição e prevenção na estética.
Estudo da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Apresentação do sujeito surdo, sua cultura, língua e gramática.