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Ciências Contábeis

OBJETIVO GERAL

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Carajás tem como objetivo geral formar profissionais com ampla visão mercadológica e empresarial, com postura gerencial, apto ao exercício das variadas possibilidades da intervenção profissional no campo da Ciência Contábil, nas empresas privadas e entidades públicas. Para alcançar esse objetivo, o curso proporciona oportunidade aos alunos de desenvolver atividades de pesquisa e extensão integradas ao ensino, e formação qualificada voltada para o mercado de trabalho. O curso é autorizado pelo MEC, conforme portaria n. 190, de 06 de março de 2015.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Propiciar o conhecimento contábil, com ênfase na interpretação e análise de relatórios contábeis, possibilitando tomadas de decisão orientadas em todos os níveis administrativos;

• Proporcionar o conhecimento dos avanços na área de informática, de controle interno, e na área gerencial, para determinar um redirecionamento da atividade do bacharel para uma visão intra-organizacional;

• Proporcionar ao aluno uma formação doutrinária-científica em bases sólidas, oferecendo-lhe condições de pensar a Contabilidade com raciocínio lógico e prático;

• Formar profissionais capazes de promover a realização de estudos sobre os fatos contábeis da administração de entidades privadas e/ou públicas;

• Formar profissionais dotados de conhecimentos e visão empreendedora e integradora, para atuarem como gestores e/ou como empresário da contabilidade ou, ainda, de forma autônoma, como consultor, auditor, perito e/ou analista;

• Capacitar profissionais que possam exercer suas funções, não somente com competência, mas também com plena consciência da responsabilidade ética assumida perante a sociedade e, em particular, junto às legítimas organizações que a integram;

• Ensejar condições para uma construção adequada e contínua do conhecimento intelectual e permitindo a integração do Contador na estratégia dos negócios;

• Desenvolver as áreas de conhecimento, competências, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação acadêmica e profissional cidadão ético e crítico;

• Proporcionar aprendizado interdisciplinar, necessário para que o futuro bacharel em Ciências Contábeis possa vir a superar os desafios de renovadas condições tecnológicas e de mercado para o exercício profissional e para a produção do conhecimento;

• Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico-prático, desvinculado da visão tecnicista, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender;

• Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre ciclo básico e profissional;

• Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender os interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;

• Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;

• Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.

PERFIL DE EGRESSO

O egresso do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Carajás será um profissional capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, nos diferentes modelos de organização; que apresenta pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas e relatórios gerenciais, tanto como subsídio à formulação de decisões, como instrumento de controle interno; e capacidade crítico analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
Histórico e habilidades do Administrador.Introdução à Teoria Geral da Administração. Administração Científica. Teoria Clássica da Administração. Teoria das Relações Humanas. Decorrência da Teoria das Relações Humanas. Teoria Neoclássica da Administração. Decorrência da Abordagem Neoclássica: Tipos de Organização. Decorrência da Abordagem Neoclássica: Departamentalização. Administração por Objetivos (APO). Teoria Comportamental da Administração.
Comunicação empresarial e sua importância no mercado de trabalho. Características e ação da comunicação empresarial. Comunicação empresarial, sustentabilidade e educação ambiental. Habilidades para a construção do texto no âmbito empresarial: coerência e coesão textuais. A prática da argumentação na comunicação empresarial. Leitura e interpretação e construção de textos. A comunicação empresarial com o uso de ferramentas tecnológicas. A prática do discurso oral (apresentação de projetos). A prática da comunicação nas suas diversas formas relevantes ao ambiente profissional do gestor.
Origens históricas e científicas da Filosofia; Introdução aos estudos filosóficos; A Filosofia: um fato grego; A Filosofia: uma expressão cultural do Ocidente; A construção do saber científico: caminhos da Ciência no Ocidente; Filosofia e Ciência: conhecimentos indispensáveis e complementares à investigação da realidade em benefício do ser humano; O Gestor hoje: uma nova postura filosófico-social-científico-cultural condizente com a atual sociedade do conhecimento;
Noções básicas de Contabilidade. Estudo do patrimônio. Estudo das variações patrimoniais. Elenco de contas. Introdução ao estudo dos princípios fundamentais da Contabilidade. Introdução a estrutura conceitual básica (framework). Procedimentos básicos de escrituração. Introdução ao estudo das operações mercantis.
Tipos de Pesquisa: estudos exploratórios, estudos descritivos, estudos aplicados, estudos de hipóteses e causas. Planejamento da pesquisa: revisão bibliográfica, delimitação do problema, formulação de hipóteses, definição de metodologia; Coleta de dados; Tabulação, análise e interpretação de dados; Relatório de pesquisa e sua elaboração; Estrutura e normalização do trabalho técnico-científico. Métodos e técnicas de pesquisas; Processo de leitura; Sistema de informação e uso dos recursos bibliográficos;
As relações étnico-raciais. Multiculturalismo, cultura, Lei 10639/2003 e seus desdobramentos na atualidade. Configurações dos conceitos de etnia/raça, cor, classe social, diversidade e gênero no Brasil. Identidade e diferença. Cultura afro-brasileira e indígena. O respeito pelas várias etnias e a valorização da cultura afro-descentente. Políticas de ações afirmativas. A formação inter-étnica profissional.
Contabilidade mercantil aplicada, operações com pessoal, função das contas, provisões do ativo e passivo, depreciação, amortização e exaustão, DRE - Demonstração do Resultado do Exercício, Receitas, despesas, regime de competência e de caixa, princípios fundamentais de Contabilidade, Receitas, despesas, regime de competência e de caixa. Balanço patrimonial.
Conceito de direito: sua divisão, suas fontes, seus princípios, a interpretação, integração e eficácia das normas jurídicas. Fundamentos de direito público e privado. Instituições de direito público e instituições do direito privado. Constituição. Estado. Governo. Administração Pública. Agentes públicos. Atos administrativos. Licitações e contratos administrativos. Sistema Tributário Nacional. Direito Civil e Código de Defesa do Consumidor
Evolução do pensamento administrativo. Concepções administrativas: clássica; neoclássica; tendências modernas. Administração científica. Teoria da burocracia. Teoria das relações humanas. Teoria estruturalista. Teoria dos sistemas. Abordagem sociotécnica. Teoria neoclássica da administração. Teoria comportamental. Desenvolvimento organizacional. Teoria da contingência. A gestão organizacional no novo ambiente empresarial. Novas teorias da administração contemporânea.
Origens históricas e científicas da Psicologia. Estrutura psicológica do ser humano. Comportamento, percepção, personalidade, desenvolvimento individual, formação do grupo social, comunicação e relacionamento. Psicologia e organização. Direitos humanos, multiculturalismo e relações étnico-raciais, indígenas e as organizações. Ambiente organizacional. Indivíduo e as relações em ambientes profissionais. Comportamentos individuais e coletivos. Indivíduo e organizações. Motivação no trabalho. Percepção, atitudes e diferenças individuais. Comunicação interpessoal e organizacional. Comportamento grupal e intergrupal. Liderança e gerência. Aplicações organizacionais. Relações entre os objetivos da empresa e os da realização profissional.
Base matemática para os procedimentos administrativos. Conjuntos numéricos, expressões algébricas, fatorações. Função afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Utilização de softwares para o estudo de funções. Aplicações das funções na Administração (demanda, oferta, receita, custo, lucro). Derivada de uma função; noções de limites, derivada como um limite. Aplicações da derivada em Administração. Problemas de otimização. Diferenciais, cálculos aproximados. Integral indefinida. Integral definida e aplicações (excedente do consumidor, excedente do produtor, etc). Funções de várias variáveis; derivadas parciais. Aplicações. Extremos de funções de duas variáveis. Máximos e mínimos condicionados e aplicações. A base de conhecimentos matemáticos para operações comerciais. Operações de capital. Investimentos. Operações no mercado acionário.
Microeconomia: conceitos, teorias e aplicação. Oferta e demanda. Controle de preços. Equilíbrio. Tributação. Estrutura de mercado. Macroeconomia: conceitos, teorias e aplicação. Fluxo circular da renda. Mensuração da renda e consumo de uma nação. Mensuração do custo de vida. O sistema financeiro. O sistema monetário. Inflação: suas causas e efeitos. Desemprego. Crescimento econômico. Evolução da economia brasileira. Política econômica. Economia, desenvolvimento sustentável e educação ambiental.
Contextualização da administração de pessoal. Multiculturalismo e relações étnicos-raciais e indigenas de Recursos Humanos. Evolução da área de recursos humanos nas organizações. Empregabilidade e empresabilidade. Lealdade organizacional e emprego temporário. Modelo de gestão de recursos humanos. Estratégias de recursos humanos. Indicadores e parâmetros de recursos humanos. Planejamento de recursos humanos. Dimensionamento qualitativo e quantitativo. Recrutamento e seleção: conceitos e instrumentos. Dinâmica de grupo. Entrevista. Prova prática. Prova de conhecimentos específicos. Análise de currículo.
Administração Pública. Agentes públicos. Atos administrativos. Licitações e contratos administrativos. Sistema Tributário Nacional. Definição. Relação jurídica tributária. Crédito tributário. Lançamento. Garantias e privilégios. Sistema tributário nacional. Impostos da União, dos Estados e dos Municípios. Características dos principais tributos nacionais. Direito tributário e meio ambiente: importância dos incentivos fiscais na preservação do meio ambiente. Recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. A legislação empresarial e regulação ambiental.
Juros simples. Cálculo do juro. Homogeneidade entre a unidade de tempo, de taxa de juro e do prazo de aplicação. Definições e considerações sobre taxa proporcional, nominal e efetiva. Juros exatos. Juros comerciais pela regra dos bancos. Multiplicador fixo e divisor fixo. Montante. Desconto comercial, desconto racional e suas relações. Juros compostos. Cálculo do montante. Convenção linear e exponencial. Taxas proporcionais, equivalentes, nominais e efetivas. Equivalência de capitais: critério do desconto racional. Anuidades. Taxas: nominal, efetiva e equivalente. Cálculo do valor presente e valor futuro.
Introdução, Conceitos, Demonstrações Financeiras, Padronização e ajustes das demonstrações para fins de análise, Introdução à análise financeira por meio de índices, Análise da Estrutura de Capitais e Endividamento da Empresa, Análise vertical, horizontal, Análise da Lucratividade e Desempenho, Análise de Ciclo da Empresa e Emissão de relatórios.
Administração financeira e orçamentária: objetivos, princípios e métodos. Estrutura de capital das organizações. Capital de giro. Análise das demonstrações financeiras. O controle financeiro. Plano estratégico financeiro. Orçamento empresarial integrado. Orçamento operacional. Orçamento econômico-financeiro. Orçamento de investimentos. Execução orçamentária e vantagens do sistema orçamentário. Prática orçamentária. Relatórios gerenciais. Análise de índices financeiros para gastos, lucro, retorno do investimento, liquidez e solvência. A elaboração do orçamento. O acompanhamento orçamentário.
Estrutura do sistema financeiro brasileiro. Instrumentos de atuação do Banco Central. Mercado bancário e interbancário: principais produtos e serviços. Mercado de renda variável. Mercado de renda fixa. Abertura de Capitais: Subscrição (Underwriting), Ações, Operações Internacionais (ADR e BDR). Bolsa de valores. Bolsa de Mercadorias. Derivativos. Commercial papers e Debêntures. Securitização. Captação de recursos no exterior (Eurobonds e Euronotes) Leasing. Factoring. Tabela Financeira (Price) e sistema de amortização constante (SAC) Mercado de câmbio. Fundos de investimento. Seguros. Governança Corporativa. Risco de Mercado.
Definições básicas da estatística: população, amostra e variáveis. Técnicas de amostragem. Séries estatísticas(tabelas). Gráficos estatísticos. Distribuição de frequências. Medidas de tendência central: média aritmética, moda e mediana. Separatrizes: quartis e percentis. Medidas de dispersão: desvio-padrão e variância. Assimetria e curtose. Probabilidade. Distribuição binomial e normal. Correlação e regressão.
Definição de informação, de sistemas, de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Caracterização dos diferentes tipos de sistemas de informação. Estabelecimento de relações entre tipos de situações-problema gerenciais no contexto organizacional e diferentes tipos de sistemas de informação. Análise e organização de sistemas administrativos com apoio de técnicas e ferramentas computacionais. Caracterização do processo de desenvolvimento de sistemas de informação e de gerenciamento do sistema implantado. Implantação de SIG dentro de organizações. Repercussões e mudanças organizacionais. Segurança, privacidade e questões éticas. Perspectivas em SIG.
A Economia Regional no contexto da Ciência Econômica e da Ciência Regional; A configuração do espaço e a conceituação de região; As Teorias de Desenvolvimento Regional como fator de aglomeração. Abordagens conceituais de cadeia produtiva; Fundamentos básicos e principais correntes metodológicas de cadeia produtiva. Modos de governança e formas de coordenação de cadeias produtivas. O enfoque de Cadeia Global de Valor (CGV) como ferramenta de apoio ao desenvolvimento regional.
Sociedade moderna e emergência do pensamento sociológico. Características da sociedade moderna: urbanização e massificação; status e classe social; poder e dominação. Sociologia como ciência e os problemas sociais contemporâneos: a divisão social do trabalho e as relações de classe; crescimento urbano, pobreza e marginalidade. Competição e cooperação. Influência das novas tecnologias em ambientes de trabalho. Ações individuais, coletivas e o corporativismo. Sociologia e educação ambiental. Sistemas simbólico-ideológicos e consumo de mercadorias.
Sistema Tributário brasileiro. Direito constitucional tributário – conceitos básicos. Origem do Direito Tributário. O Código Tributário Nacional. Classificação dos tributos: Impostos, Taxas, contribuições e empréstimo compulsório. Os Tributos federais, estaduais e municipais, fato gerador, base de cálculo, isenção, imunidade, não-incidência, diferimento, substituição tibutária, extinção, prescrição e incentivos fiscais. Aplicação da legislação tributária. Princípios que limitam o poder de tributar. Obrigações tributárias. Crédito tributário: lançamento, extinção e exclusão. Infrações tributárias. Procedimento administrativo tributário. A tributação dos rendimentos.
Evolução do Pensamento Contábil, Escolas e Doutrinas da Contabilidade, Teoria Descritiva e prescritiva, Principios Fundamentais de Contabilidade, Critérios de Mensuraçção e Avaliação, Ativo Passivo, Ganhos e Perdas, A Internacionalização da Contabilidade baseada no IFRS.
Critérios de Avaliação, Ativo e Passivo; Elaboração das Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa. Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, Notas Explicativas e Relatório da Administração.
Estudo dos conceitos e terminologias utilizadas na contabilidade de custos, estabelecendo as diferenças entre as duas classificações: quanto a sua identificação e variabilidade. Identificação dos componentes de custos. Estudo dos métodos de custeio por absorção / departamentalização e custeio baseado em atividade – ABC. Apropriação dos custos e critério de rateio dos custos comuns. Margem de lucro e Contabilização dos custos de produção.
Contextualização da questão ambiental no mundo e no Brasil. Agenda 21 e sustentabilidade. Responsabilidade social da empresa e direitos humanos. Gestão Ambiental Pública. Responsabilidade social no contexto de uma visão ecossistêmica da sociedade. Responsabilidade social, meio ambiente e educação ambiental. A inclusão e questões relacionadas ao reconhecimento dos direitos de minorias étnicas, dos povos indígenas, afrodescendentes e de outros grupos com histórico de discriminação. A gestão de qualidade e os indicadores de responsabilidade social e ambiental. Roteiro para implantação da responsabilidade social e ambiental numa organização.
Estudo sobre o custeio direto ou variável e Margem de contribuição. Estudo e análise do ponto de equilíbrio e da relação custo/volume/lucro. Retorno sobre investimentos. Formação do preço de venda. Reflexões sobre comprar ou produzir. Custos para controle, decisões e responsabilidades. Considerações sobre implantação de sistemas de custos.
Introdução- Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade) / Características empreendedoras - O Empreendedor- Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras / Empreendedorismo Aplicação, Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. A motivação na busca de Oportunidades. As crises e as oportunidades./O empreendedorismo no Brasil - A globalização e os novos negócios. A busca e identificação de novas oportunidades. /Um Novo Negócio - Importância de um Plano de Negócio, Estrutura de um Plano de Negócio.Definição, características e aspectos de um plano de negócios / Estudo de viabilidade Plano de negócios. / Empreendedorismo corporativo.
Aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários e outros ativos. Método de custo, equivalência patrimonial e de investimento. Consolidação das demonstrações financeiras; ‘Joint Ventures’; Investimentos permanentes no exterior; Transações entre partes relacionadas; Reestruturações societárias; Juros sobre Capital Próprio, Ajuste do valor presente; Redução ao valor recuperável do ativo, Operações com Donativos, Hedge e outros instrumentos financeiros, Consolidação das demonstrações contábeis, conversão em moedas estrangeiras e COAF.
Conceitos básicos de Auditoria, Objetivos, campos de atuação, Princípios e Normas Técnicas e profissionais de auditoria (NBC-TA,NBC-TI, NBC-PA NBC-PI), marco legal e classificações da auditoria. Controles internos, planejamento, execução e avaliação dos trabalhos. Evidências, papéis de trabalho, Pareceres de auditoria. Auditoria das contas patrimoniais, Auditoria das contas de resultado, Relatórios de auditoria, Revisão pelos pares.
Fundamentos introdutórios da contabilidade pública. Campo de Aplicação. Particularidades da contabilidade pública. Patrimônio naadministração pública. Inventário. Critérios de Avaliação de Ativo e Passivo. Receitas e Despesa Pública. Plano de Contas. Licitações públicas. Estudos das variações patrimoniais. Escrituração dos atos e fatos da gestão governamental. Elaboração das demonstrações contábeis e Reflexos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Apuração e escrituração contábil. Elisão (planejamento tributário). Ajustes do lucro contábil para apuração do lucro real. Reconhecimento dos efeitos dos ajustes na apuração do lucro real. Apuração e escrituração de lucro presumido e simples.
Princípios Fundamentais de Contabilidade (Revisão), Introdução, Auditoria Interna e Externa, Órgãos Reguladores, Modalidades de Auditoria, Normas e Princípios de auditoria, Planejamento de Auditoria, Controle Interno, Papéis de Trabalho, Relatório e Parecer de Auditoria, Programa, Eventos Subseqüentes e Revisão Limitada, O reflexo da auditoria para emissão das certificações ISO e Tecnologia aplicadas ao processo de auditoria.
Princípios Fundamentais de Contabilidade (Revisão). Conceituação de Contabilidade governamental. Histórico da contabilidade pública no Brasil. Estrutura do Plano de Contas. Classificação contábil e classificação orçamentária. SIAFI e SIAFEM. Sistemas de contas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Estágios das receitas e das despesas. Prática de Escrituração contábil. Balanço patrimonial, orçamentário, financeiro e Demonstração das varias Patrimoniais. Patrimônio e Inventário na administração Pública. Análise e interpretação de balanço com aplicação de índices dos quocientes do balanço orçamentário, balanço financeiro, patrimonial e da demonstração das variações patrimoniais. Controles e Avaliação. Lei 4.320 e Lei de responsabilidade Fiscal: objetivos, transparência, controles e responsabilidade da área contábil.
Utilização do Fortes Sistemas para as operações contábeis, fiscais e trabalhista. Aspectos Societários: Constituição de Empresas e Sociedades. Elaboração do Contrato Social, Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, cadastro da sociedade empresária; Aspectos Contábeis: Estruturação do Plano de Contas e centro de custos; Escrituração dos fatos administrativos, Livro diário e razão, Balancete verificação, Aspectos Trabalhistas e Previdenciários: Admissão de funcionários, informes trabalhistas, sociais e previdenciários; Aspectos Tributários: Escrituração fiscal, Apuração dos tributos, Obrigações acessórias no âmbito Federal, Estadual, Municipal; Aspectos Administrativos e Financeiros: Folha de pagamento; Livro de caixa; Conciliaçãobancária; Guarda dos Arquivos físicos e digitais. Embasamento legal. Integração da Contabilidade e Empresa.
Fundamentos da Metodologia Científica; A organização do texto científico (Normas ABNT), O papel do orientando e do orientador na produção do trabalho acadêmico. O projeto de pesquisa (Definição, modelo e elementos); Delineamento do problema de pesquisa; Tema de pesquisa; Definição do referencial teórico e metodológico a ser utilizado; Coleta de dados (Técnicas); Acompanhamento dos alunos na elaboração do projeto de pesquisa.
De acordo com a opção do aluno. Na lista de disciplinas optativas oferecidas pela Faculdade dos Carajás foi inserida LIBRAS.
Planejamento, acompanhamento e observação de uma prática administrativa em organizações públicas, privadas ou não governamentais, que possibilitem a familiarização do aluno com a realidade empresarial e a aquisição de uma visão crítica do ambiente empresarial.
A organização. Visão sistêmica, missão, subsistemas empresariais modelo de gestão. A empresa como sistema, sua filosofia de negócio. O papel da controladoria nas organizações. As funções do Controller e sua posição na estrutura organizacional. Autoridade e responsabilidade da Controladoria como um órgão. Controle: conceitos e instrumentos de controle gerencial. Sistemas de informação. Gerenciamento da informação. Processos de planejamento de controle. Conceitos de modelo e processo de gestão. Avaliação de resultado e desempenho. Contabilidade por responsabilidade. Centro de lucro e preço de transferência. Custeamento baseado em atividades – ABC (Activit Based Costing). Gestão estratégica de custos - ABN. Unidade de esforço de produção - UEP. Sistema de informação de gestão econômica - GECON. A Teoria das Restrições e suas implicações na contabilidade gerencial. TOC Versus ABC. ABC Versus Gecon. Balanced Scorecard.
Auditoria e Perícia. Terminologia jurídica. Prova Pericial: Noções introdutórias. Perícia Contábil. Normas Técnicas e Funcionais de Perícia Contábil. Exercício da Função Pericial Contábil. Perícia no Código de Processo Civil. Técnicas do Trabalho Pericial. Quesitos. Relatórios Periciais Contábeis: Laudo e Parecer. Remuneração do Trabalho Pericial. Papel de trabalho pericial. Fluxo e cronograma do trabalho pericial. Arbitragem. Casos práticos de perícia contábil. Aspectos polêmicos na liquidação de sentenças trabalhistas.
Ética como lugar de afirmação de valores e fins. Ética e Ambição: os limites que se impõe na busca da ambição. Ética e Cidadania: direitos e deveres do profissional e da empresa. Ética Empresarial e suas dimensões: ética da responsabilidade, da humanidade e a geradora de moral convencional. Ética na Contabilidade. Ética e Responsabilidade Social: o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e com a geração de benefícios à sociedade. A Ética Profissional, a evolução do mundo do trabalho, a crise dos valores na modernidade, a dimensão ética na empresa, Código de Ética do Contabilista e as Normas Brasileiras de Contabilidade.
Atividade rural – Conceitos básicos. - Empresas rurais; - Contabilidade rural; - Ano agrícola x ano civil; - Atividade agrícola; - Atividade pecuária. Forma jurídica de exploração na agropecuária. Fluxo contábil na atividade agrícola. Culturas temporárias. - Custo x despesa, colheita, custo de armazenamento. Culturas permanentes. - Colheitas ou produção, custos indiretos, depreciação; - Perdas extraordinárias. Depreciação na agropecuária. - Cultura agrícola, implementos agrícolas, pecuárias; - Casos de exaustão, casos de amortização. Planificação contábil Contabilidade da pecuária. - Classificação do gado para corte e reprodução. - Curto e longo prazo na pecuária.
Técnicas de análise de dados; Softwares de análise de dados; Interpretação de dados; Noções básicas para apresentação de trabalhos acadêmicos; TCC.
Técnicas de análise de dados; Softwares de análise de dados; Interpretação de dados; Noções básicas para apresentação de trabalhos acadêmicos; TCC.
De acordo com a opção do aluno. Na lista de disciplinas optativas oferecidas pela Faculdade dos Carajás foi inserida LIBRAS.
Planejamento e atuação em organizações públicas, privadas ou não governamentais que possibilitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares que compõem o currículo do Curso de Administração.